Quais são os benefícios da maca peruana?

A maca peruana é uma planta cultivada na Cordilheira dos Andes. É um vegetal crucífero, o que significa que está relacionado a brócolis, couve e couve.

Essa raiz é um ingrediente comum na culinária peruana que confere aos pratos um sabor terroso, entretanto a raiz de maca pode ser moída em pó e adicionada a refeições ou smoothies.

Há uma série de benefícios potenciais da maca peruana, incluindo:

1. Aumento da libido

O benefício mais conhecido da maca peruana é o seu potencial para aumentar a libido. De fato, existem algumas evidências científicas para apoiar esta afirmação.

Por exemplo, um estudo mais antigo de 2002 descobriu que homens que tomavam 1,5 ou 3 gramas (g) de maca por dia experimentavam aumento da libido em comparação com aqueles que receberam um placebo.

Uma revisão de 2010 de estudos sobre maca e funcionamento sexual encontrou algumas evidências para sugerir que ela poderia melhorar a libido, mas os autores alertaram que mais pesquisas são necessárias.

Um estudo de 2015 descobriu que a raiz da maca pode ajudar a reduzir a disfunção sexual em mulheres na pós-menopausa que estavam tomando um antidepressivo.

2. Reduzindo a disfunção erétil

A maca peruana também pode trazer benefícios para as pessoas com disfunção erétil (DE). Um pequeno estudo em 2009 analisou o efeito de consumir 2,4 g de raiz de maca por dia durante 12 semanas na percepção dos participantes sobre seu bem estar geral e sexual.

Os participantes do estudo eram do sexo masculino com DE leve, mas aqueles que ingeriam essa raiz experimentaram um aumento mais significativo no bem estar sexual do que aqueles que tomaram um placebo.

3. Aumentar a energia e resistência

Alguns atletas e fisiculturistas usam a maca peruana como um complemento para aumentar a energia e o desempenho. Existe alguma evidência para apoiar isso.

Um estudo piloto em 2009 descobriu que o uso do extrato de maca por 14 dias melhorou o desempenho de ciclistas do sexo masculino em um contra-relógio de 40 quilômetros. Mas, os resultados não foram significativamente diferentes da melhora observada naqueles que tomaram um placebo.

Apesar disso, o mesmo estudo descobriu que o extrato de maca melhorou a libido nos participantes que o usaram. No entanto, o tamanho da amostra deste estudo foi muito pequeno, portanto são necessárias mais pesquisas para confirmar os resultados.

4. Aumento da fertilidade

Outro uso generalizado da raiz da maca é aumentar a fertilidade, principalmente nos homens.

Uma revisão de 2016 encontrou algumas evidências de que essa planta pode aumentar a qualidade do sêmen em homens férteis e inférteis. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

5. Melhorando o humor

Essa raiz vinda do Peru contém flavonóides, que melhoram o humor e reduzem a ansiedade. Um estudo realizado em 14 mulheres na pós-menopausa descobriu que a maca peruana pode reduzir sentimentos de ansiedade e depressão.

Além disso, um estudo de 2015 descobriu que ela pode reduzir os sintomas de depressão em mulheres chinesas na pós-menopausa.

6. Redução da pressão arterial

É possível que a raiz da maca também ajude a melhorar a pressão arterial. O mesmo estudo de 2015 também descobriu que 3,3 g desse produto por dia durante 12 semanas diminuíram a pressão arterial em mulheres chinesas na pós-menopausa.

7. Redução de danos causados p​elo sol

Um estudo mais antigo em um modelo animal descobriu que a maca peruana pode ajudar a proteger a pele dos raios UV. Outro estudo com animais em 2011 descobriu que extratos de folhas de maca peruana podem ajudar a impedir a formação de células queimadas pelo sol.

8. Combate aos radicais livres

A maca peruana também promove antioxidantes naturais no corpo, como glutationa e superóxido dismutase.

Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que podem danificar as células do corpo. Ademais, algumas pessoas acreditam que os antioxidantes podem ajudar a prevenir algumas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer.

9. Reduzir os sintomas da menopausa

Alguns defensores da maca peruana acreditam que ela pode de fato ajudar a equilibrar os níveis do hormônio estrogênio. Durante a perimenopausa, o estágio antes da mulher atingir a menopausa, os níveis de estrogênio flutuam e causam uma variedade de sintomas.

Um estudo descobriu que mulheres na pós-menopausa que tomaram dois comprimidos diários contendo essa planta apresentaram sintomas reduzidos, como ondas de calor e suores noturnos.

10. Melhorando a aprendizagem e a memória

Existem evidências que sugerem que a maca peruana pode melhorar o aprendizado e a memória. Por exemplo, um estudo de 2011 descobriu que a maca poderia melhorar a memória em ratos.

Uma revisão da literatura de 2014 sugeriu que a maca pode trazer benefícios para o desempenho da aprendizagem e da memória. Os pesquisadores sugeriram que poderia ser útil no tratamento de condições que afetam esses processos, como a doença de Alzheimer.

No entanto, atualmente apenas pesquisas em modelos animais estão disponíveis, portanto, não está claro se a maca terá os mesmos benefícios em humanos.

Riscos

Contudo, a maca peruana não está associada a nenhum risco para a saúde na maioria das pessoas e é improvável que cause efeitos colaterais em doses moderadas.

No entanto, devido ao seu efeito sobre os hormônios, as pessoas com problemas de tireóide devem evitar tomar maca. Também é melhor evitar tomar maca ao realizar tratamentos que modificam os níveis hormonais, como tratamentos para câncer de mama.

One thought on “Quais são os benefícios da maca peruana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *