Parar de fumar: como atingir o objetivo final?

De fato, aproximadamente 120.000 mortes são causadas pelo tabagismo. Conheça os malefícios do cigarro e saiba como parar de fumar.

É surpreendente a quantidade de problemas que o tabagismo pode causar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cigarro possui mais de 4.500 substâncias tóxicas, sendo que 43 são comprovadamente cancerígenas. Ademais, pode causar a dependência física e psicológica, aproximadamente 120.000 mortes por ano ocorrem devido ao uso do cigarro.

Por que parar de fumar?

O cigarro é um dos maiores causadores de doenças no mundo. Várias pessoas morrem todos os anos por conta das substâncias prejudiciais à saúde. Quanto maior for o período que o usuário faz uso do tabagismo, maiores são as possibilidades de desenvolver doenças. Algumas das principais doenças causadas pelo cigarro são:

  • Câncer de boca;
  • Câncer de pulmão;
  • Doenças ósseas;
  • Doenças digestivas;
  • Angina;
  • Demência;
  • Infarto;
  • Disfunção erétil.

Como parar de fumar?

Primeiramente, é preciso que você esteja motivado a parar de fumar. O aspecto psicológico é muito importante em todo o processo de abandono do mau hábito. Para começar, conheça alguns dos métodos utilizados. Mas é sempre bom lembrar que após a escolha da melhor alternativa, é importante ter um acompanhamento de um profissional especializado.

Parada repentina ou um passo de cada vez?

Marcar uma data para parar de fumar é, de fato, fundamental, escolha uma data que tenha um significado importante para você. Vários usuários optam por parar de fumar pouco a pouco. A parada gradual ocorre através da redução da quantidade de cigarros no dia a dia.

Todavia, este método vai prolongar ainda mais os sintomas da síndrome da abstinência, já que ainda vai haver exposição diária à nicotina, mesmo que seja em quantidade menor. É recomendado um acompanhamento de uma equipe especializada para um sucesso total.

Já a parada repentina é um método mais recorrente entre os fumantes que desejam parar de fumar . A parada abrupta é uma parada total do uso do fumo. Para essa escolha, é preciso que não se tenha nenhum cigarro guardado.

A ajuda familiar, de amigos e de um profissional tem uma enorme importância para que o objetivo principal seja atingido. De todas as etapas, a força de vontade é a principal ferramenta para que todos os obstáculos sejam superados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *